Cuidados com os dentinhos

0 Comments



Ensinar bons hábitos para os pequenos desde a infância é fundamental. Cuidar da saúde bucal é uma das melhores lições que os pais podem ensinar aos filhos.
O dentista Dr. Mário Sérgio de Souza explica que os cuidados devem começar logo nos primeiros dias de vida do bebê. A higienização é feita com gazes umedecidas com soro fisiológico e, suavemente, passa-se na gengiva do bebê. Além de higienizar a boca, isso proporciona o equilíbrio da flora bucal e ajuda na dentição do pequeno, diminuindo os riscos de descalcificação e consequentemente problemas com cárie.
“É comprovado que a higienização desde cedo estimula a criança a sentir prazer em praticar uma boa escovação, tendo consequências positivas para o hábito saudável futuro” afirma o Dr. Mário Sérgio de Souza.
A escovação deve ser feita com paciência, e os pais devem aproveitar esse momento para brincar com o filho. “É muito importante fazer desse momento, um clima de diversão. Conte histórias ao escovar os dentes dos seus filhos, e tente criar personagens envolvendo a escova e a pasta de dente como sendo figuras do bem, contra a bactéria como protagonista do mal” esclarece o dentista.
A escolha da escova é fundamental. Adultos e crianças precisam fazer o uso das escovas macias, que não prejudicam a gengiva e dão maior mobilidade na hora da escovação. Elas devem ser trocadas a cada dois meses e guardadas em local adequado, livre das bactérias. “O cuidado se inicia em guardar e manter a escova protegida de bactérias que podem ser encontradas no banheiro. Ela não deve ficar exposta nesse ambiente (em cima da pia ou dentro do box) pois ocorre uma superexposição de fungos, que pode contaminar as cedas da escova úmidas, se tornando um local propício para o desenvolvimento da bactéria” assegura Mário Sérgio de Souza. Ela deve ser guardada em um local fechado e com proteção (pequenos estojos) que protejam as cerdas da escova.
A prevenção para doenças bucais também é muito importante na fase da gestação. A mamãe precisa fazer uma escovação correta para não prejudicar o bebê, que pode nascer prematuro ou abaixo do peso por conta de problema periodontal.
A saúde começa pela boca. Por isso é fundamental incentivar a criança desde cedo à prática saudável da higienização bucal. Os pais nunca podem traumatizar os filhos dizendo: “se você não escovar os dentes, vou levá-la ao dentista”. Isso faz a criança criar uma barreira negativa com o profissional e acaba fazendo com que ela escove os dentes por obrigação e medo de ir ao consultório.

0 comentários: