O nao desmame

0 Comments

"Através da amamentação, a mãe recebe uma resposta da boca do seu filho, das mãos dele, do corpo e dos olhos dele. Isso dá a ela informação sobre como ele se sente e sobre o que ele está fazendo. Quase todas as mães que amamentam até mais tarde, afirmam que esta intimidade com o bebê é o elemento mais satisfatório da amamentação. Quando a mãe tem este tipo de prazer, transmite, por sua vez, ao seu filho. Os sorrisos dela, as carícias e o relaxamento do seu corpo, tudo isso ajuda a tornar a experiência da amamentação mais agradável, e para o seu filho, também.”


Hoje lendo uns posts antigos sobre amamentacao, e de quando voce (Anthony), foi para o seu primeiro dia na escolinha, me lembrei de quanto tempo pensei no quanto seria difícil deixar de te amamentar, nunca soube exatamente se era por causa da tua adoração por minhas tetas, ou por minha própria dependência de te ter aqui plugado e de te sentir parte de mim dessa maneira tão especial, que sempre foi pra nós dois, a amamentação.
Tenho que admitir que apesar de desfrutar muito de te amamentar por mais de 12 meses seguidos, desde o seu primeiro dia de vida(mesmo nao saindo leite ainda), alguns comentários e a típica pergunta “ainda mama?” já me incomodou bastante.
Mas por outro lado, penso que nunca imaginei que duraria tanto e talvez, os comentários e a típica pergunta “ainda mama?” me fizeram ter mais convicção do que realmente era importante pra você e pra mim.
Quando voce foi para o bercario aos 5 meses e meio achei que o processo do desmame começaria sem que nos nos desse conta, por conta de voce ficar la o dia todo sem eu ou melhor sem as tetas rs, mas foi ai que você pensou que “livre demanda” significava mamar toda hora. O processo para acostumar voce na mamadeira comecou uns 20 dias antes de voce ir ao bercario e foi muito trabalhoso, voce chorava, esperneava, eu me esquecia  o quanto aquilo estava sendo traumatico e estressante pra voce, e ficava tambem muito estressada. Papai brigou varias vezes com a mamae, para parar de te amamentar, as tias do bercario tambem, amigos, parentes e tantos outro, diziam a mesma coisa: isso nao vira mais nada, nao alimenta, é so stress..
Mas alguem ai, sabe exatamente ate quanto tempo o Ministerio da Saude orienta a amamentar os nossos filhos?Voces tem ideia de quanto traz beneficios a amamentacao?
u sou a favor do desmame consciente e natural, ou seja, quando a mãe decide juntamente com o bebê. Os dois sabem exatamente o momento de parar. Sem traumas para ambas as partes. Agora, que a sociedade é muito preconceituosa com a amamentação prolongada, ah, isso é. Cada um escolhe o que é melhor para si, inclusive a amamentação. Pergunto-me porque as mães que amamentam por mais tempo (acima de um ano) são tão crucificadas? Já que o normal e indicado é amamentação até os dois anos ou mais?
Nossa sociedade impõe regras cruéis, e aceitamos isso tranquilamente. Ainda existem profissionais da saúde que dizem que amamentação depois de um ano não serve pra nada, e pior, dizem que faz mal? Como assim??
Estudos e mais estudos científicos estão provando os benefícios da amamentação prolongada, vou citar algum deles (para não ficar extenso):

"O leite materno durante o segundo ano de vida é muito similar ao leite do primeiro ano. No segundo ano de vida, 500 ml de leite materno proporciona à criança: 95% do total de vitamina C necessária (pensem bem, quase a necessidade diária de vitamina C diária, ou seja, mais imunidade para a criança); 45% do total de vitamina A necessária (metade da necessidade diária, visão e imunidade); 38% do total de proteínas necessárias (nutriente essencial para os músculos, e percebam o alto percentual de proteínas em apenas 500ml de leite materno) e 31% de calorias necessárias no dia (energia que dá gosto, kkkkk).”
Os fatores de imunidade do leite materno aumentam em concentração, à medida que o bebê cresce e mama menos. Portanto, crianças maiores continuam a receber os benefícios da imunidade (ou seja, menos doenças).”
Quanto mais tarde se introduzir leite de vaca, e outros alimentos alergênicos, menos probabilidades essas crianças terão de apresentar reações alérgicas.” (para que introduzir o leite de vaca a um bebê, e expor o mesmo a inúmeras reações alérgicas, se a mãe tem o leite próprio e ideal para seu bebê?)
Existem tendências estatisticamente significantes para que a desordem na conduta (da criança) diminua com o aumento da duração da amamentação. Mamar durante a infância ajuda os bebês a fazer uma transição gradual no desenvolvimento da sua personalidade individual e maturidade.”
Amamentar é atender às necessidades de dependência da criança, de acordo com o tempo único da criança. Esta é a chave para ajudar a criança a alcançar a sua independência. As crianças que conquistam a sua independência em seu próprio ritmo são mais seguras dessa independência que as crianças forçadas a isso prematuramente.” (isso contraria tudo o que dizem, não é?)"

...voltando....
Durante o dia (nos finais de semana) eu tenho tentado controlar um pouco as mamadas, sempre quando você pedi eu te oferço outra coisa, e voce esta aprendendo a deixar de associar o “tédio instantâneo” ao mama.
Quando você fica doente, ou cai e se machucava, ou simplesmente acordava a noite um pouco mau humorado e nada te consola, eu ainda recorro ao nosso momento especial, e milagrosamente tudo fica bem e é difícil descrever a importância que tem para mim te colocar no meu peito, cada vez que você estacabisbaixo, febril e manhoso e ver como você reage melhor e eu também, porque me sento uma super mãe com o super poder de te fazer feliz e orgulhosa de ter insistido e acreditado na amamentação prolongada.
Aos 12 meses e 1 mes voce ainda acorda de noite para mamar (com raras excessoes, quando vc embala numa semana e dorme a noite inteirinha), foi difícil no começo ver voce querendo o peito ainda pra adormecer e eu te dar uma mamadeira pra vc capotar, mas pouco a pouco você foi assimilando... Seu pai e eu tambem temos trocado a parte da rotina de dormir que incluía te dar o peito até que você dormisse, por um banhinho bem alegre e divertido e um mama logo depois.
Agora (durante a semana) você só mama uma ou duas vezes por dia. E mesmo assim, meu leite não secou e sua vontade de mamar não acabou. É voce colocar a boca num peito que o outro comeca a vazar (é o milagre de Deus, milagre da vida,milagre da amamentacao).

Mas....mesmo mamando pouco, você não demonstra sinais de querer parar, muito pelo contrario, e eu estou tranqüila com o ritmo das mamadas, e não me preocupo mais com o “até quando?”.
Sei que quando esse dia "o tal desmame" chegar eu vou me sentir estranha quando disser pela primeira vez “o Anthony já não mama”, talvez porque isso significa muito mais do que simplesmente “já não mama”, significa romper um pouco mais o cordão que nos une, significa que você está crescendo, ganhando sua identidade e independência. Sera o começo de um novo ciclo, se por um lado não posso evitar de sentir uma pontinha de tristeza e de saudades do bebezinho que passava o dia pendurado no meu peito, por outro lado , tenho um orgulho que não cabe no peito da pessoinha que você está formando... festejo o "novo" e a sorte que eu tenho de ser tua mãe.
Te amo! com amor,
Mamãe

0 comentários: