Bebe chorao

2 Comments



Eu sou bem tranquila, mas por mais tranqüila que seja a mãe, o choro do bebê sempre traz angústia e preocupação. A gente ja sabe que, ele é o único jeito que a criança tem para manifestar suas necessidades e desconforto.Mas o Anthony tem chorando demais, sem motivo aparente e me estressado muito.


Entao eu me pergunto como entender essa forma tão diferente de se expressar? O que é possível fazer para ajudá-lo? Como saber se é manha ou uma dorzinha incômoda? Qual a atitude mais adequada a tomar? Essa situação tão comum na vida de quem tem filhos pode se transformar num pesadelo para os casais, principalmente os de primeira viagem, que, sem nenhuma experiência, começam a tentar decifrar o choro do filho.

É assim que ele sabe se comunicar!

O choro é o único jeito que o recém-nascido tem de se comunicar com o mundo. Mas essa forma tão natural de comunicação costuma ser um transtorno para os pais que ficam tensos e angustiados por não conseguir compreender as necessidades de seu filhote. Conheça alguns motivos que explicam essa tensão:


  • Os adultos sempre relacionam o choro com algo negativo. Muitas vezes, eles se esquecem de que o choro pode estar ligado à emoção e à alegria. Às vezes, nem há motivo para tamanho berreiro. A criança chora apenas para descarregar sua energia.
  • Sempre paira a dúvida de que o choro seja causado por dor ou mesmo por alguma doença.
  • Quando o bebê não pára de chorar, ou seja, quando ele chora muito e intensamente, os pais logo se sentem abalados em sua autoconfiança. A todo momento se questionam por que não conseguem entender o próprio filho. Muitos chegam a acreditar que não sabem nada mesmo, que não entendem as necessidades da criança e que por isso mesmo não serão bons pais.
  • A idealização é uma constante durante a gestação. Principalmente por parte das mães que imaginam um filho perfeito, bonito, bem-comportado, bonzinho e que não chore. Quando a fantasia entra em choque com a realidade, os pais acabam sofrendo.

    Por que o bebê chora

    As crianças pequenas gostam e precisam de certa rotina. Elas também necessitam de tranqüilidade, aconchego, boas mamadas e bom sono. Parecem coisas fáceis de conseguir, mas, infelizmente, não são. A tranqüilidade é uma mercadoria difícil de se obter e sua falta acaba trazendo alterações na rotina diária, na alimentação e no sono. Em conseqüência, a cria chora, chora, chora...


    Decifrar os diversos tipos de choro é o primeiro passo para romper o círculo vicioso entre uma mãe intranqüila e seu bebê chorão. Tensa e insegura, ela transmite esses sentimentos para a criança, que reage chorando mais ainda. Ninguém melhor do que o pediatra e a experiência de outras gestações para ajudar a entender o que está acontecendo.

    Tipos de choro

  • Quebra de rotina. Isso acontece por causa de visitas longas e barulhentas, por causa de saídas inadequadas (quem nunca viu um bebezinho num restaurante depois das 10 horas da noite?) ou por causa da falta de respeito aos horários estabelecidos entre você e ele.
  • O ambiente está tenso. A insegurança da mãe e o aumento da tensão na casa, decorrente do cansaço dos pais ou mesmo por causa de brigas freqüentes, deixam o bebê inquieto e propenso a ataques de choro sem muita explicação. Para poupar seu bebê, procure reduzir seu estresse.
  • Sente necessidade de contato. Essa é uma causa comum de choro. Existem alguns bebês que precisam reafirmar constantemente a presença dos pais. Se esse é o caso de seu bebê, não o prive desse conforto carinhoso.


    Está com...
  • Fome: é uma das causas mais comuns de choro entre as crianças novinhas. E também uma provável explicação para o choro de um bebê que parece estar bem e se mostra satisfeito logo depois de mamar.
  • Sede: é mais um motivo possível para seu desconforto, principalmente se ele toma mamadeira ou se o clima está quente.
  • Cólica: é responsável por um choro rápido, intermitente, que começa e pára a toda hora. Como geralmente a cólica não tem causa definida e responde pouco à medicação, o melhor é aquecer o bebê e confortá-lo com uma massagem suave na barriga.
  • Dor: se o bebê começar a chorar de repente de um jeito incomum, ele pode estar sentindo dores provocadas por uma infecção dolorosa. Se ele se recusar a mamar, procure o pediatra rapidamente para eliminar a possibilidade de um problema mais grave.

    Ouvido afinado

    O melhor decodificador para o choro do bebê é sem dúvida nenhuma o ouvido afinado da mãe. Sua sensibilidade e a estreita ligação com o filho permitem a realização dessa mágica. O milagre de amor tem uma explicação: as mães, nesse período supersensível, têm a capacidade única de regredir até sua vivência infantil e assim descobrir por que seu filho chora.

    So tenho uma coia a dizer: é dificil e muito dificil :(
  • 2 comentários:

    Alexandra 8 de maio de 2012 às 21:44

    Queriada, sei como tudo isso é difícil... Tenho um lindo bebe de 9 meses
    Ate seus 2 meses eu achei que ia pirar, ele chorava das 17:00h as 23:00. Imagina meu marido chegar em casa eu exausta e o choro ainda durava horas.... Eu tinha medo do relógio ou de um dia ele não chegar em casa rs
    Bom tinha um livro em casa que eu tinha ganhado de presente que em uma madrugada pensei quem sabe este livro me ajuda em alguma coisa... Li na madrugada afinal já estava exausta mesmo...
    Aquela noite mudou meus dias, vi quantas coisas poderiam mudar e realmente mudaram!!
    Foi uma semana exaustiva mudando e aplicando as dicas do livro mas depois meu filho era outro bebe!! Era incrível como a nossa comunicação mudou e como eu pude entende-ló melhor !
    O livro se chama "Os segredos de uma encantadora de bebe"
    Hoje meus dias tem mais alegria e já penso ate em outro bebe coisa que disse em meus primeiros meses que era algo que jamais ia acontecer, pois apesar de maravilhoso era extremamente exaustivo!
    Agora nesta nova fase acho impossível meu dia sem ele!

    Aline Lily 22 de maio de 2012 às 08:43

    é bom saber que naoe stou sozinha nessa,
    Incrivel que no dia 4 de maio, ele deu finalmente seus primeiros passos de verdade, e essa choradeira foi embora, gracas a Deus.
    Ele se trsnformou, ficou mais calmo precisa ver parece outro bebe

    O livro eu ja ouvi falar, mas ainda nao li

    Obrigado Alexandra por compartilhar comigo as suas aventuras como mamae